quarta-feira, 20 de abril de 2011

NAVAL FALA PORQUE AS GUARDAS MUNICIPAIS SERÃO AS POLÍCIAS MUNICIPAIS

ONDE ESTAVA A PM QUANDO INICIOU A OCORRÊNCIA?


Esta é a pergunta que fica no ar! Esta é a pergunta que a sociedade deve buscar a resposta!
Será que ninguém sabe? Pode ou quer responder?

A PM como sempre, não só em Varginha, mas em todo o Brasil, quase nunca chega antes da ocorrência, chega sempre depois, porque há muitos anos a mesma vem trabalhando diretamente na repressão, se esquecendo de prevenir e o que falta na segurança pública é PREVENÇÃO.

A população da cidade de Varginha precisa entender que o povo brasileiro não pode continuar dependendo de um sistema arcaico e falido, necessitamos de renovar nesta área, o povo merece respeito, mas o problema é tão complexo que ninguém se atreve a tocar no assunto, as Guardas Municipais em Minas Gerais vem desde os anos de 1800, dando origem a todas as polícias do Brasil, (http://pt.wikipedia.org) mas o povo nunca se interessou pelo assunto, por isso a ignorância de entender inclusive como foi ditador o nascimento das policias militares, para cuidar de um povo essencialmente CIVIL.

Na verdade, as atribuições das Guardas Municipais são diversas, cuidar de BENS, SERVIÇOS E INSTALAÇÕES, em momento algum a CF cita patrimônio público, no art. 144, par. 8, mas se levarmos ao pé da letra, zelamos sim pelo patrimônio que é a VIDA, o BEM maior que existe. Mas façamos o seguinte, peça a um especialista em Direito Constitucional uma análise fria sobre PODER DE POLÍCIA?
Veremos que esta definição se encontra no CTN, no seu art.78, (www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/CodTributNaci/ctn.htm)
Insisto, o povo precisa acordar para a real necessidade de renovarmos nesta área e as Guardas Municipais é a única solução palpável e eficaz num momento tão violento que o país atravessa, veja o vídeo recentemente veiculado na Rede Globo de televisão, matéria da Guarda Municipal de Barueri/SP.

O que está acontecendo em MG é o que já ocorreu em São Paulo, um choque no sistema de segurança pública onde predominava uma força, e hoje aparece, cobrindo uma lacuna, uma falha, como foi o caso de Varginha, no exato momento em que a PM não se encontrava no local e hoje esta lacuna, está sendo coberta pelas Guardas Municipais, e que tem sido muito bem aceita porque é uma instituição CIVIL, preservadora dos direitos humanos, prova de tudo isso é que trabalha servindo o povo, em defesa da sociedade, diretamente na PREVENÇÃO, ou seja, a Guarda Municipal está sempre no local antes de acontecer o crime, por isso tem dado certo e será a POLÍCIA MUNICIPAL do Brasil.

Sobre a capacitação, quero informar à sociedade que a MATRIZ CURRICULAR para FORMAÇÃO das Guardas Municipais oferece as mais variadas disciplinas, é hoje, um exemplo para muitos países, ( portal.mj.gov.br )
Em MG e outros estados também, a interferência maior é sempre que um prefeito fala em criar a Guarda Municipal ele convida (por falta de conhecimento) a PM para preparar os alunos Guardas Municipais, como diz o especialista em Segurança Pública, Mestre em Direito Processual, pela Universidade São Francisco/SP, Dr. Bismael Batista de Moraes;
“Como pode uma instituição que não sabe fazer, querer ensinar?”

Finalizando por hora, as Guardas Municipais só surgiram e ganharam força devido à incompetência do atual sistema de segurança pública em não garantir a segurança pública, se eles oferecessem um serviço de qualidade, os prefeitos e vereadores não se veriam obrigados a criar as Guardas Municipais, futura Policias Municipais para defesa de seus munícipes, pautadas sempre pela prevenção e o respeito aos princípios básicos dos cidadãos.

Por NAVAL
http://www.guardasmunicipais.com.br/

2 comentários:

  1. As guardas municipais é uma instituição que requer respeito, principalmente pelo trabalho que realiza junto da sociedade local e merece reconhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade as guardas municipais estao de parabens pelo exelente trabalho que exerce junto ao povo e as comunidades em geral, o que falta e o verdadeiro reconhecimento de alguns politicos que ainda nao enchegam esse realidade,mas juntos chegaremos ou nossos ideais.
    gcm aparecido

    ResponderExcluir

FAÇA SEU COMENTARIO, É MUITO IMPORTANTE PARA ATIGIRMOS OS OBJETIVOS DAS GUARDAS MUNICIPAIS, ABRAÇOS, NAVAL.