sábado, 1 de maio de 2010

NAVAL PALESTRA EM IBATÉ/SP, EM ENCONTRO REGIONAL DE GUARDAS MUNICIPAIS E FALA DA FUTURA POLICIA MUNICIPAL


Ibaté promove 1° Encontro de Guardas Municipais e Segurança Pública
Encontro aconteceu no Centro Comunitário e contou com a participação de guardas de diversas cidades

Ibaté sediou o 1º Encontro de Guardas Municipais e segurança pública. O evento, realizado pela Prefeitura de Ibaté em parceria com a ONG SOS Segurança, reuniu a Guarda Civil Municipal (GCM) de diversas cidades do interior paulista, na sexta-feira (23). Os presentes puderam conferir a palestra ministrada pelo integrante da Classe Distinta da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Maurício Domingues Naval

O encontro aconteceu no Centro Comunitário João Baptista Lopes e contou com a participação de 60 guardas municipais das cidades de Ibaté, São Carlos, Araraquara, Sertãozinho e Valinhos.

Representando o prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, o vice Isaias Regolão fez questão de enfatizar o excelente trabalho realizado pela Guarda Municipal de Ibaté. “Hoje Ibaté tem orgulho de sua Guarda Municipal, pois, muitas vezes, elas ajudam grandiosamente a polícia militar”, disse. Além do vice-prefeito, o vereador Horário do Carmo Sanchez também acompanhou o evento. “Achei esse encontro muito importante pela troca de experiências entre as guardas dessas cidades”, enfatizou o vereador.

Para o prefeito Zé Parrella é uma imensa satisfação investir na GM de sua cidade. “Não medimos esforços para cuidar da nossa Guarda”. Ele contou que ao assumir seu mandato fez questão de devolver o carro Blazer que o ex-prefeito utilizava como veículo oficial. Além do veículo, Parrella conta que construiu a Base da Guarda, adquiriu coletes à prova de balas e rádios para comunicação entre eles, além de comprar mais 6 motocicletas zero quilometro para ronda dos GM’s. “Hoje nossos guardas tem mais condições de trabalho, pois antes não tinham nem viatura para suas rondas”, conta.

O prefeito contou também que implantou a Guarda Municipal Feminina. “Quando assumi meu mandato em 2005, não tínhamos nenhuma mulher na guarda municipal, atualmente, temos oito”. Parrella conta que tem investido na capacitação profissional da sua corporação, o que é muito importante. “Por isso trouxemos o Naval, que é um nome de peso quando o assunto é Guarda Municipal”, diz.

Com o tema “Guarda Municipal, Nossa História e Luta”, Naval falou sobre a importância deste tipo de evento. “Esses encontros são importantes porque nos conhecemos e conhecemos as aspirações um do outro”, disse.

De acordo com Marcos Padovan, comandante da Guarda Municipal de Ibaté, o evento foi muito importante na busca de um trabalho mais eficiente. “Esses encontros e palestras trazem melhorias para as Guardas, pois nos dão uma visão de como agir, como trabalhar e atuar com mais eficiência. Tivemos todo o apoio do nosso prefeito, que sempre se preocupa com a capacitação da nossa guarda. Agradeço ao Zé Parrella e ao Isaías, por todo o apoio que eles tem nos dado”.

O palestrante explicou como surgiu a GM e citou diversas barreiras que a instituição vive no que se refere à atuação das guardas. O poder de polícia, tema amplamente questionado, também foi abordado por Naval, que defende a valorização da profissão e o poder de polícia das Guardas Municipais. Ele falou também sobre seu principal lema nos últimos anos: transformar a Guarda Municipal em Polícia Municipal. “Quero criar as Polícias Municipais em todo o Brasil”, falou.

Os guardas municipais que estiveram presentes receberam um certificado de participação. O evento foi totalmente gratuito.

OPINIÃO DOS GCM’S – Para os GM’s de Araraquara, André Ricardo dos Santos e Carlos Augusto Oliveira Amorim, que vieram num grupo formado por dez guardas, o objetivo do encontro foi fortalecer a segurança regional. “A região tem que se fortalecer em conjunto. Essa estruturação regional é importante para que as cidades cresçam juntas. Além disso, nós temos participado de vários encontros, o que tem possibilitado ver, com a troca de experiências, em que podemos melhorar”, diz.

As guardas ibateenses Danielle Milanez e Cássia Joseane Rubo, relataram que é um grande privilégio receber a palestra de Naval. “Ter o Naval aqui foi um privilégio, pois existem cidades que espera a visita dele há mais de 20 anos. Ele sabe o que fala. E tudo o que ele diz é verdadeiro e útil, por isso a palestra é ótima para as Guardas Municipais”, dizem.
O PALESTRANTE – Naval que é conhecido entre os GCM’s de todo o país, luta há muitos anos pela valorização do trabalho da guarda e especialmente pela transformação da GM. Após perder três filhos assassinados, Naval tornou-se mais atuante em sua profissão.

Um comentário:

  1. CARO AMIGO NAVAL BOM DIA,É COM IMENSO PRAZER QUE ME DIRIJO A VÓSSA PESSOA PARA PARABENIZALO PELO EVENTO VOCE É UM BALUARTE ENTRE NÓS,UM VERDADEIRO GUERREIRO ENTRE NÓS,DIGNO DE OSTENTAR O AZUL QUE ENVERGA NÃO ESMOREÇA NESTA LUTA ARDUA VÔCE NÃO ESTA SÓ.
    ABRAÇOS VIEIRA.

    ResponderExcluir

FAÇA SEU COMENTARIO, É MUITO IMPORTANTE PARA ATIGIRMOS OS OBJETIVOS DAS GUARDAS MUNICIPAIS, ABRAÇOS, NAVAL.